"É TEMPO DE MELHORAR O SEU SORRISO!"

Por Dr. Gilberto Trindade
Assistente Hospitalar de Estomatologia
Diretor Clínico da Dentimed Ericeira
Coordenador Técnico Clínica Dentária O Vigilante
Consultor Médico Saúde Livre

A cárie dentária e a doença das gengivas são as doenças que na maioria dos casos e, se não forem tratadas, levam à perda precoce dos dentes. A cárie é uma lesão cavitada que se forma no interior de um dente. A placa dentária é uma película aderente e transparente, constituída por bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. É a principal causa das cáries dentárias e de doença das gengivas, porque as bactérias contidas na placa reagem em presença dos açúcares dos alimentos, produzindo os ácidos que atacam e desmineralizam o esmalte dentário (o revestimento protector duro dos nossos dentes), deixando os dentes vulneráveis e permitindo que as cáries se desenvolvam mais facilmente. A gengivite é a fase inicial da doença gengival mais precoce e menos grave. Neste estadio, as gengivas podem tornar-se vermelhas e ligeiramente inchadas e podem mesmo sangrar com facilidade. Mas a maioria das pessoas sente apenas algum desconforto no dia-a-dia, não se preocupando por isso em ir a uma Consulta. Se ignorar os sinais da gengivite, o seu estado irá provavelmente agravar-se. A gengivite que não é tratada pode progredir para uma periodontite, que é a forma grave de doença das gengivas e a principal responsável pela perda de dentes no adulto. A intervenção precoce (destartarização e outras medidas) é indispensável, para combater a infecção antes que ela se torne demasiado grave. 

Apesar da cárie dentária ser uma doença muito comum, a verdade é que pode ser prevenida. Para isso, é fundamental adotar bons comportamentos de higiene oral assim como, fazer uma alimentação saudável. Os cuidados de higiene oral, devem incluir a escovagem correta dos dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta dentífrica com flúor. A utilização do fio dentário uma vez por dia, é igualmente importante, pois a escova não tem a capacidade de higienizar as superfícies entre os dentes. Deve ainda evitar ou reduzir os alimentos que potenciam o aparecimento das cáries, como os doces e os refrigerantes açucarados.

É muito importante para assegurar uma boa saúde da sua boca e dentes que marque um Check-Up Dentário (Consulta de Revisão) de seis em seis meses. Nesta avaliação, que no presente pode ser assegurada pelos Prestadores, sem custos para a pessoa,(1) podem ser detetadas cáries em estadios iniciais, gengivite ou outros problemas, que tratados precocemente, permitem assegurar a saúde da sua boca e dentes, reduzindo o risco de perda de dentes e evitando assim tratamentos mais dispendiosos incluindo a colocação de próteses. Normalmente é proposta uma destartarização, para eliminar o tártaro dos dentes, é reforçado o ensino e a motivação da pessoa para as medidas de higiene oral individual. Com base na informação da história clínica e de eventuais exames complementares de diagnóstico, o Médico Dentista, poderá elaborar um Plano de Tratamento que servirá de orientação para efectuar os tratamentos e a reabilitação da sua boca, quando necessário.

Pense pois um pouco mais em si, melhore o seu Sorriso!

(1) Nas Consultas de Chek-up Dentário, se lhe for proposto efetuar exames complementares de diagnóstico, para melhor complementar o Diagnóstico Clínico (Radiografias, Dental Scan), o seu custo é suportado pela pessoa.

© 2019 Dentimed Ericeira, todos os direitos reservados
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora